Roma Antiga


Turma:  7ª A

Primeiramente levantamos os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Império Romano. 
Os alunos foram instigados pela lenda sobre a fundação de Roma, a partir dos irmãos Rômulo e Remo.
Um segundo momento foi a coleta de imagens sobre o assunto e um estudo sobre o seu significado naquele dado momento histórico; por exemplo, as lutas de gladiadores no Coliseu, os canais de irrigação, a arquitetura das cidades e templos, as armas de defesa e ataque, suas máquinas de guerra como as torres móveis e catapultas, o treinamento dos legionários e centuriões, organização social política do "pão e circo", entre outros. Fizemos cartaz e alguns alunos expuseram suas descobertas e foram premiados (caixa de giz de cera).
Em sala informatizada, organizados em duplas de trabalho produtivo, os alunos desenvolveram uma coleta de informações e puderam escolher um tema específico para aprofundamento  e posterior socialização.
A socialização deveria ser de forma criativa e interativa,  despertando a curiosidade dos demais colegas.
Em todas as etapas houve a necessidade do "Ir e vir", ou seja, fazer  a contextualização, buscar a fundamentação teórica e a relação com os nossos dias.
Os alunos estão de parabéns pois aceitaram o desafio e lutaram como gladiadores, talvez contra o maior de seus inimigos, o medo de errar. 
Uma vida longa com glórias e honras à todos vocês, assim como os gladiadores eram homenageados.

Profª Zenilda


Nenhum comentário: