Saraus Brasileiros



Projeto vai ao encontro dos alunos da Escola Municipal Dr. José Antonio Navarro Lins 

                Crianças de 7 a 10 anos, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Joinville, têm a oportunidade de ter contato com a música instrumental brasileira. A iniciativa é do projeto “Sarau nas Escolas”, a versão didática dos Saraus Brasileiros, que levará aos alunos conhecimento e oportunizará uma experiência com o chorinho, o gênero musical genuinamente brasileiro. Nesta quinta-feira (18/9), às 14h, é vez da Escola Municipal Dr. José Antonio Navarro Lins no bairro Comasa. Esta é a segunda apresentação, de uma série de oito, que estará presente em sete escolas públicas contemplando os bairros: Adhemar Garcia, Fátima, Vila Nova, Comasa, Jarivatuba, Anita Garibaldi e Morro do Meio. O projeto é viabilizado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura - SIMDEC, da Fundação Cultural de Joinville, aprovado em 2013. 
 A proposta segue mais uma vertente do trabalho que vem sendo realizado pelo trio dos Saraus Brasileiros – composto pelos músicos joinvilenses Marisa Toledo, Cláudio Moraes e Rafael Vieira – com o objetivo de popularizar e ampliar a escuta musical de jovens alunos para a música brasileira instrumental do final do século XIX, através do piano, sopro (saxofones e flauta transversa) e percussão. “Como músicos e professores, cremos que o envolvimento consciente do cidadão com a música brasileira é necessário para o entendimento da nossa cultura e para a formação de pessoas mais humanas e solidárias, isto porque a música brasileira, ensinada aos jovens brasileiros, proporciona o autorreconhecimento como indivíduo”, ressalta a pianista Marisa Toledo.
                Com 45 minutos de duração, as apresentações vão trazer no repertório: Improviso (Joaquim Callado); Apanhei-te, Cavaquinho (Ernesto Nazareth); Atlântico (Ernesto Nazareth); Carinhoso (Pixinguinha); e Sorriso de Cristal (Érika Rego), sendo intercaladas com comentários relevantes sobre os compositores, as obras e o período de criação. Este formato tem o propósito de situar didaticamente os alunos nas questões históricas das peças executadas, de estilo musical e curiosidades sobre os compositores.  A escolha foi baseada no critério histórico por facilitar a explicação da ascensão do gênero (choro) para este público. Desta forma, o Sarau oferece diversidade de exemplos musicais e ainda apresenta ao vivo uma melodia instrumental de fácil compreensão.
                Como contrapartida ao incentivo cultural do Simdec, o “Sarau nas Escolas”, a versão didática dos Saraus Brasileiros, fará doação de DVDS das apresentações às escolas visitadas, publicará o material em plataforma virtual para uso didático e disponibilizará à Secretaria de Educação de Joinville todo o acervo (vídeo e material didático) para distribuição em outras escolas da rede pública municipal não contempladas neste projeto.


Blog dos Saraus Brasileiros: http://sarausbrasileiros.blogspot.com.br/


Nenhum comentário: