Turma: 7ª A
Primeiramente
levantamos os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Império Romano.
Os alunos foram instigados pela lenda sobre a fundação
de Roma, a partir dos irmãos Rômulo e Remo.
Um segundo momento foi a coleta de imagens sobre o assunto
e um estudo sobre o seu significado naquele dado momento histórico; por
exemplo, as lutas de gladiadores no Coliseu, os canais de irrigação, a
arquitetura das cidades e templos, as armas de defesa e ataque, suas máquinas
de guerra como as torres móveis e catapultas, o treinamento dos legionários e
centuriões, organização social política do "pão e circo", entre
outros. Fizemos cartaz e alguns alunos expuseram suas descobertas e foram
premiados (caixa de giz de cera).
Em sala informatizada, organizados em duplas de
trabalho produtivo, os alunos desenvolveram uma coleta de informações e puderam
escolher um tema específico para aprofundamento e posterior socialização.
A socialização deveria ser de forma criativa e
interativa, despertando a curiosidade dos demais colegas.
Em todas as etapas houve a necessidade do "Ir e
vir", ou seja, fazer a contextualização, buscar a fundamentação
teórica e a relação com os nossos dias.
Os alunos estão de parabéns pois aceitaram o desafio e
lutaram como gladiadores, talvez contra o maior de seus inimigos, o medo de
errar.
Uma vida longa com glórias e honras à todos vocês, assim como os gladiadores eram homenageados.
Uma vida longa com glórias e honras à todos vocês, assim como os gladiadores eram homenageados.
Profª Zenilda
Nenhum comentário:
Postar um comentário